quinta-feira, 28 de junho de 2012

Guarulhos: Pesquisador fala sobre Calendário Maia em palestra na Biblioteca Monteiro Lobato


        Muitas dúvidas rondam o polêmico assunto “fim do mundo”. Enquanto céticos afirmam que em 21 de dezembro de 2012 nada acontecerá, outros acreditam que a data do calendário Maia realmente será fatídica. Para entender a mudança desse ciclo de contagem longa, além de outras questões sobre o assunto, no sábado (23), às 16h30, a Biblioteca Monteiro Lobato abrirá espaço para a palestra “Civilização Maia – Desmistificando 2012” do professor, pesquisador e escritor Marcelo Lambert. A entrada é gratuita.
    O palestrante, que é autor do livro “Civilização Maia – História e Pensamento” (Scortecci Editora), procura desmistificar as contradições teóricas sobre o que seriam, de fato, profecias maias e o que seriam apenas especulações ou profecias de outras sociedades, como a druida, por exemplo.
Também explanará sobre a história e o pensamento dessa civilização que povoou florestas da América e construiu, ao longo de sua existência, templos, pirâmides e exuberantes monumentos. Os Maias elaboraram calendários circulares e lineares extremamente exatos, possuíam uma religião e um sistema político ligados ao cotidiano de seu povo.
Marcelo Lambert é historiador, geógrafo e pedagogo, especialista em História das Américas e Sociedade e Cultura, exercendo as funções de professor e palestrante. Já falou sobre o assunto para diversos públicos, inclusive na cidade de Guarulhos, e se dedica há mais de 25 anos à pesquisa das Civilizações Pré-Colombianas e o impacto da conquista europeia na América.

Serviço
A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário