terça-feira, 19 de julho de 2016

Quem Chegou Primeiro? O Elmo, as Âncoras ou a Coroa?

12 de outubro de 1492 é uma data que marcante para a História mundial, a chegada de Colombo no continente americano gera uma mudança política, econômica, social e cultural em todo o planeta, mas alguns dados históricos podem e devem ser questionados, os primeiros europeus a colocarem os pés na América não foram os espanhóis, provavelmente foram os Vikings ou até mesmo os chineses.
Desconsiderando as chegadas pré-históricas, que também causam grande conflito, acredita-se que por volta do século XI um grupo de desbravadores, saqueadores e exploradores Vikings chegaram a região do Canadá, lá construíram três casas, oficinas e fornos para iniciarem um processo de colonização, o local foi descoberto em 1960 na costa leste do Canadá e por mais que a informação foi disseminada para o povo, já fizeram até um filme sobre o tema “os desbravadores”, muitos ainda atribuem a Colombo o titulo de primeiro europeu a pisar na América.
Estudos comprovam que os vikings passaram cerca de vinte anos na região que chamaram de “vinland”, traduzindo a “terra do vinho”, pois ela tinha um clima agradável e muito verde. Muitas lendas registraram esta etapa da história viking só que foram tratadas como mito até a descoberta do assentamento em questão. Na época a noticia teve pouco impacto e o fato acabou se perdendo no tempo.
Uma lenda Viking que retrata o fato, revela a personalidade de uma jovem que enfrentou os “skraeling” (homens feios na língua nórdica, que seriam os nativos), segundo o conto ao avistar uma tribo de nativos a jovem pegou uma espada e correu em direção a eles com o objetivo de afugentá-los, no entanto a moça estava grávida e deixou ainda um dos seus seios a mostra para causar um impacto nos nativos, quando eles viram uma mulher grávida de pele branca com uma arma afiada e semblante feroz resolveram fugir, com razão visto que esses dados combinados eram demais para a cultura dos primitivos americanos.
Estes contos nos fornecem pistas sobre o objetivo dos vikings ao exploram essas terras, o próprio nome deles já diz muito, “viks” é o nome que se da às expedições de assalto, eles ganharam este nome por serem famosos em realizar rápidas invasões e saques nos povos vizinhos. É desconhecido o motivo que os fez falhar na conquista da América, possivelmente uma resistência nativa e o pequeno apoio que receberam, pois não tinham a coroa ao lado deles, provavelmente os líderes não quiseram investir no desbravamento desse território, apenas saqueá-lo como era o costume. Vale lembrar que a coroa portuguesa também desacreditou nas rotas que Colombo queria fazer, apenas a Espanha resolveu investir neste novo empreendimento.
Outro dado interessante que coloca abaixo a primazia da conquista espanhola é que os chineses também deram uma visitada neste paraíso americano, um navegador chamado Zheng He em 1421 chegou a Ilha Bimini nas Bahamas, ele fez uma breve passagem e deixou alguns vestígios de sua expedição, no fundo do oceano atlântico foram encontradas algumas ancoras de pedra de origem chinesa, as mesmas que Zheng He utilizava em seus navios. Poucas pessoas conhecem esse fato porque ainda não existem provas suficientes dessa expedição, os chineses eram ótimos navegadores e conseguiram chegar com certeza em regiões da África e após isso se aventuraram no oceano atlântico e tudo indica que chegaram na América pouco antes de Colombo. A existência de alguns mapas chineses da época que retratam a América e das ancoras de pedra no fundo do oceano são as maiores provas de que essa expedição é real.
Desta forma podemos entender que a chegada dos espanhóis em 1492 foi na verdade a tentativa mais bem-sucedida de conquista e não uma “descoberta”, muitos povos sabiam da existência da América só que não tiveram a capacidade de colonizá-la, o próprio Colombo teve acesso a diversas lendas, inclusive a dos Vikings e utilizou todos os dados para encontrar o paraíso, então conhecido com a terra do deus Breasal, o deus do prazer retirado de lendas celtas e gregas.

Nas escolas esta informação raramente é divulgada, mesmo sendo um fato cientificamente provado, algo que tem grande relevância para nossa cultura, pois não sabemos o quanto os vikings avançaram na América, vinte anos era o suficiente para chegarem até mesmo na América do sul. Muitas informações sobre homens barbudos que viajavam pelo mar são encontradas nas lendas dos povos nativos da América e os nórdicos podem ser a base para compreendermos o surgimento delas. Existe uma segunda teoria que cogita a possibilidade de antes mesmo dos vikings os egípcios terem chegado em nosso continente durante suas navegações, fato que ainda não pode ser totalmente provado, mas nos mostra o quanto nossa América é repleta de mistérios e fatos históricos espertando para ser descobertos ou divulgados e essa é a grande jornada dos profissionais que dedicam suas vidas a investigação desse grandioso e misterioso mundo.



Um Grande Abraço
Equipe Marcelo Lambert
Jonatan Tostes

Nenhum comentário:

Postar um comentário