quarta-feira, 22 de março de 2017

Albert Einstein memorial pós-morte de Gandhi

Albert Einstein discurso pós-morte de Gandhi


O texto abaixo relata uma homenagem que o cientista Albert Eistein dirigiu ao serviço memorial de Gandhi três semanas depois do seu assassinato.

O texto foi escrito em 11 de fevereiro de 1948 em Washington, D.C.


Resultado de imagem para albert einstein

“Todos os que estão preocupados com um futuro melhor para a humanidade devem estar profundamente tocados pela trágica morte de Gandhi. Ele morreu vítima de seu próprio princípio, o princípio da não violência. Morreu porque, num tempo de desordem e inquietação geral no seu país, recusava-se a andar com qualquer proteção pessoal armada. Era a sua crença inabalável que o uso da força é um mal por si só, a ser evitado por aqueles que lutam pela justiça absoluta.
A essa convicção dedicou toda a sua vida, e com essa convicção em seu coração e mente levou uma grande nação à libertação. Demonstrou que a submissão dos homens pode ser vencida, não apenas pelo jogo astuto da fraude e dos truques políticos, mas através do exemplo vivo de um modo de vida moralmente exaltado.
A veneração que Gandhi despertou ao redor do mundo baseia-se no reconhecimento, em sua grande parte inconsciente, de que, na nossa era de decadência moral, ele foi o único estadista que representou a concepção mais elevada das relações humanas na esfera política, a qual todos devemos aspirar com todas as nossas forças. Temos que aprender a difícil lição de que o futuro da humanidade só será tolerável quando o nosso rumo, nos negócios internacionais assim como em todos os outros assuntos, seja baseado na justiça e na lei, ao invés da ameaça da força nua, como tem sido até agora.”


Resultado de imagem para gandhi

Tenho certeza que esse magistral texto de Albert Einstein irá colaborar profundamente para reflexões em relação a nossa civilização e os rumos de nossa sociedade.

Precisamos lutar todos os dias por uma cultura de PAZ, a violência não pode ser aceita como algo normal, precisamos nos unir por um mundo mais justo e igualitário.  

Desejo uma ótima semana a todos e na próxima quarta estarei com mais um texto para vocês.

Um grande abraço, muita LUZ

Do amigo

Marcelo Lambert



Nenhum comentário:

Postar um comentário