Olá Amigos,
Um breve histórico de um gênio.
Goethe (1749-1832) foi um escritor alemão, autor de "Fausto", poema trágico, obra prima da literatura alemã. Foi filósofo e cientista. Fez parte, junto com Schiller, Wieland e Herder, do "Classicismo de Weimar"(1786-1805), período do apogeu literário na Alemanha.

Goethe (1749-1832) nasceu em Frankfurt, Alemanha, em 28 de agosto de 1749. Filho do juiz Johann Gaspar Goethe e de Catharina Elisabeth Goethe, descendente de rica e culta família alemã. Cresceu em meio aos livros da biblioteca de seu pai, que possuía mais de 2000 volumes. Educados por tutores, recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Estudou ciências, religião e música.
Em 1765, inicia o curso de Direito da Universidade de Leipzig. Pouco interessado nas aulas da faculdade e levando uma vida boêmia, em 1768, é acometido de tuberculose e retorna à casa dos pais. Escreve suas primeiras poesias. Sua obra é frequentemente inspirada por fatos de sua vida. Em 1770, vai para Estrasburgo, Alsácis, onde volta ao curso de Direito. Nessa época conhece Herder, filósofo e escritor alemão, que lhe influencia na leitura de Shakespeare, Homero e Ossian. Em 1771, licencia-se em Direito. Nesse ano publica "O Cavaleiro da Mão de Ferro".
A paixão pela filha de um pastor resulta em uma série de poesias líricas. Em 1972 vai para Wetzlar, no estado de Hessen, trabalhar na corte da justiça imperial. O amor por Charlotte Buff, noiva de um amigo, dá origem a obra pré-romântica "Os Sofrimentos do Jovem Werther" (1774), que termina com o suicídio do personagem principal. O grande sucesso do livro na Europa o torna conhecido mundialmente.

Ainda em 1774, é nomeado ministro do ducado de Weimar, onde se fixa. Nesse período, escreve "Prometheus", "Ganymed", "Mahomets Gesang" e "Stella" e dá início a sua obra prima "Fausto". Estuda e faz pesquisas na área de Ciências Naturais. Em 1784, descobre o "intermaxilar", osso do corpo humano desconhecido pelos anatomistas, e elabora teses que antecipam a Teoria Darwinista.

Em 1786, vai a Roma, onde transforma em versos a tragédia grega "Ifigênia em Táuride" (1787). Em 1806, casa-se com Christiane Valpius. Escreve cenas de "Fausto", obra do romantismo, que começou em 1774 e só é concluída em 1830. Com Fausto, que vende a alma ao diabo em troca de saber e bens, faz uma metáfora da vida humana.
Johann Wolfgang Goethe morreu em Weimar, Alemanha, no dia 22 de março de 1832.
Fonte: https://www.ebiografia.com/goethe/
Frases de Goethe
- "A idade não nos torna adultos. Não! Faz de nós verdadeiras crianças."
- "Todas as coisas no mundo são metáforas."
- "A igualdade nos faz repousar. A contradição é que nos torna produtivo."
- "Coloquei a minha casa sobre o nada, por isso todo o mundo é meu."
- "A alegria não está nas coisas: está em nós."
- "A natureza do amor tem sempre algo de impertinente."
- "Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser."
- "O que cantamos em companhia vai de cada coração aos demais corações."
- "Um homem de valor nunca é ingrato."
- "O homem deseja tantas coisas, e no entanto precisa de tão pouco."
Poemas de Goethe
Nenhum comentário:
Postar um comentário